O poder da Glutamina

 

Glutamina: poderoso aminoácido!

l_glutamine-300x300+cópia1

Muito provavelmente você já ouviu falar em glutamina, mas você sabe o que é? Vamos entender!

A glutamina é um aminoácido considerado essencialmente condicional, isso é, nosso corpo o produz, mas em situações como estresse, atividade física intensa, queimaduras graves, pós-operatório e doenças que debilitam o intestino e o sistema imunológico, os seus níveis caem muito e torna-se necessária à sua suplementação.

A glutamina é muito utilizada por atletas, mas nem sempre da forma correta, pois para que a glutamina seja utilizada pelos músculos é necessária uma dosagem maior. Em dosagens baixas, a glutamina é utilizada rapidamente pelas células intestinais (principalmente os enterócitos) com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, reestabelecer a integridade da mucosa intestinal e aumentar a absorção de nutrientes. Há estudos renomados que comprovam o importante papel da glutamina no reforço da imunidade.

Ao aumentar a absorção de nutrientes, a glutamina torna-se uma ferramenta interessante no processo de emagrecimento, uma vez que o processo pode ser dificultado justamente pela absorção inadequada dos nutrientes consumidos.

A glutamina é vendida em cápsulas e em pó (pote ou sachês) e a dosagem varia de acordo a finalidade de cada um. Se o intuito for devolver a permeabilidade intestinal e aumentar a absorção de nutrientes, sugere-se que seja consumida à noite. Mas se o intuito for preservar ou ganhar massa magra, o melhor horário é pela manhã ou durante o dia.

Em todo caso, para ajustes e adequações individuais é sugerido consultar um nutricionista.

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *