Número de brasileiros com excesso de peso aumenta no país

O índice era de 43% em 2006

 

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) manifesta a sua preocupação com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira (15), onde revela o aumento do número de pessoas acima do peso no Brasil. São 52,5% de brasileiros acima do peso, o que é um fator de risco para doenças crônicas – que correspondem a 72% dos óbitos no país. Entre os fatores de risco estão hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

1429533454

Os números apresentados são extremamente preocupantes e o controle é um grande desafio para a Sociedade Brasileira de Hipertensão, que enfatiza sempre a importância da alimentação saudável e das atividades físicas regulares.

No quesito atividade física, por exemplo, o Ministério da Saúde divulgou que a prática está crescendo no Brasil, apesar de manter o dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 3,2 milhões de mortes por ano no mundo são atribuídas à atividade física insuficiente, sendo que o sedentarismo é ainda o quarto maior fator de risco de mortalidade global.

obesidade1

A pesquisa ainda apontou que os jovens registram a menor prevalência, enquanto a população de 35 a 64 anos apresentou a maior fatia de incidência do aumento de peso, sendo:

  • 58,6% de 35 a 44 anos;
  • 61,6% de 45 a 54 anos;
  • 61,8% de 55 a 64 anos.

O índice de brasileiros com excesso de peso em 2006 era de 43%, ou seja, nos últimos nove anos o Brasil obteve um aumento significativo de 23% em relação ao período anterior. Além disso, o consumo médio de sal no Brasil (12g/dia) é duas vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, a meta é reduzir até 2022 para 5g/dia.

 

A pesquisa foi realizada pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *