Controle o seu nível de estresse

O QUE É O ESTRESSE

stress1

Está associado uma reação de alerta no organismo, liberada por hormônios e neurotransmissores, consequentemente em reação de: Perigo, Tensão e Emoções.

Adrenalina,  Noradrenalina e Cortisol são hormônios do estresse, porque?

No efeito de estresse acontece estreitamentos dos vasos sanguíneos , extremidades frias ou suadas, palidez, aumento da frequência cardíaca e respiratória, aumento da pressão arterial e sudorese.

O nosso organismo humano, foi programado para sofrer estresse, é apontado como um dos responsáveis pela preservação da espécie humana da terra.

O nível de estresse contribui para a proteção e evolução da raça humana em curto ou prolongado.

Causas do Estresse

estresse

Morte de um ente querido, separação conjugal, doenças na família, desemprego, conflitos profissionais ( incluindo assédio moral e sexual ), estilo de vida inadequado, certos tipos de personalidade, falta de autoconceito, sentimentos de angustia, arritmia cardíaca, derrames e doenças inflamatórias.

 

Consequências do estresse

Cansaço, insônia, dor nas costas, dor na nuca, mal estar e problemas de memorização.

 

O EFEITO DO ESTRESSE NAS MULHERES

estresse_causa_hipertensao_males_cardiacos

O estresse na mulher é gerado pelo hormônio do cortisol, onde consequentemente a mulher tendo esse hormônio desregulado, ela pode vir ter: queda de cabelo, problemas de pele, distúrbios alimentares, inchaços, constipação intestinal, dores musculares, dificuldade de concentração, irritabilidade, ansiedade, prejuízos extremo de memórias, infecções vaginais ( pela queda da resistência imunológica), irregularidades menstruais, dificuldade para ovular/ engravidar e falta de desejo sexual.

 

O EFEITO DO EXERCICIO FISICO NO ESTRESSE

exercicios-saude-300x200

O exercício físico ajuda: metabolizar a adrenalina no sangue, diminuindo a ansiedade, promove o aumento na produção e liberação de endorfinas, modulando a dor e produzindo euforia.

Melhora a produção de serotonina e dopanina propiciando o bem estar e prazer com a vida, diminuindo o efeito do estresse.

Muito obrigado a todos fui!

Referências

LAYAUN, SAMIRA Comer treinar durmir: como superar doenças na vida moderna, São Paulo 2012, Editora prumo 224 p pag 71

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *