A Importância da suplementação de proteína

Benefícios da proteína

 

images

 

As proteínas são moléculas formadas por cadeias de aminoácidos que possuem importantes funções para o nosso organismo, por isso são essenciais para a vida e boa saúde. Veja suas principais funções:

  • Enzimática: atua na formação de enzimas que possuem diversas funções no organismo, como digerir alimentos favorecendo a absorção adequada.

 

  • Estrutural: constitui a estrutura da pele, cabelos, articulações, músculos e tendões, conferindo firmeza.

 

  • Sistema imunológico: as proteínas compõem os anticorpos, responsáveis por combater vírus, bactérias e outros corpos estranhos prejudiciais ao organismo, prevenindo infecções.

 

  • Transporte de nutrientes: as proteínas também viajam pela corrente sanguínea levando nutrientes e oxigênio para os tecidos.

 

Também participam de processos de coagulação, formação de hormônios, nutrição, entre outros, por isso, o baixo consumo ou a exclusão de proteínas da dieta pode trazer prejuízos para a saúde, dentre eles a perda de massa muscular. As principais fontes alimentares de proteínas são os alimentos de origem animal, como carnes, leites e ovos, além de leguminosas, como feijão e lentilha. Além disso, existem diversos suplementos famosos à base de proteínas, utilizados principalmente por pessoas convalescentes ou praticantes de exercícios físicos, como whey protein, caseína, albumina e glutamina, entre outras.

As proteínas podem ser utilizadas em conjunto com a atividade física, com o objetivo de estimular a hipertrofia, ou seja, o crescimento da massa magra, por isso, é comum utilizar suplementos proteicos no pós-treino, período em que os músculos estão mais ávidos por receber aminoácidos e a suplementação é mais efetiva.

Ao todo, existem 20 aminoácidos que compõem diversas combinações de proteínas. Lembrando que as proteínas não podem ser digeridas inteiras, devem passar por um processo de quebra (digestão) para serem absorvidas na forma de aminoácidos.

O ideal é que antes de iniciar a suplementação ou aumentar o consumo de proteínas na dieta, você consulte um nutricionista para avaliar as suas necessidades individuais e adequar a melhor dosagem para cada objetivo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *